Os tratamentos de efluentes convencionais são estudados na graduação de Engenharia Química na UFPR, na disciplina “Tratamento de Efluentes”. Entretanto, os processos industriais produzem efluentes não apenas com matéria orgânica biodegradável, que são os principais componentes removidos por tratamentos convencionais, mas também com diversos outros poluentes como matéria orgânica não biodegradável, metais pesados, compostos inorgânicos, componentes tóxicos, entre outros.
Ao longo desse semestre, a EPEQ teve como tema de estudo Tratamentos de Efluentes. Focou-se no estudo dos tratamentos não convencionais, que não são vistos na graduação, e também foram aprofundados os conhecimentos dos tratamentos convencionais.
O tratamento correto dos efluentes é de fundamental importância já que esses são despejados nas fontes naturais, pois a água que é limpa nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) para ser enviada para as residências é proveniente dessas fontes.
Os efluentes industriais são muito variados entre si, inclusive de indústrias que produzem o mesmo produto pelo mesmo processo, sendo necessário um estudo do efluente gerado para a determinação dos tratamentos adequados. A partir desse estudo é determinado o processo de tratamento mais viável para o efluente e, só então, esse é implementado. Depois disso ainda deve haver um controle do fluido tratado, pois se a remoção dos poluentes não for adequada são necessárias modificações no processo.
O estudo do tratamento de efluentes possui uma fundamental importância para os engenheiros ambientais e químicos não só devido à questão ambiental, mas também porque, se descumprida a legislação, há não só multas como também a detenção (para o engenheiro responsável e/ou dono da indústria). Por esses motivos a EPEQ vem estudando esse assunto que, em breve, será repassado à graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário