A Escola Piloto de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná é composta por uma equipe de alunos e um professor orientador, com o objetivo de estudar um determinado tema técnico, além de elaborar materiais didáticos e ministrar cursos sobre o mesmo.
O tema escolhido é algum assunto importante para a formação do engenheiro químico, mas que ainda não tenha sido adicionado à grade curricular da UFPR. Assim, a Escola Piloto complementa a formação dos alunos envolvidos direta e indiretamente.
Leia o artigo publicado na Revista Brasileira de Engenharia Química sobre a EPEQ clicando aqui ou no link:
http://epequfpr.blogspot.com.br/2013/05/bom-dia-revista-brasileira-de_27.htmlPromover a evolução pessoal e técnica da comunidade envolvida com a engenharia química por meio da viabilização de ações educacionais, complementando a graduação.
Ser referência na integração entre pesquisa, ensino e extensão na UFPR e se consolidar como entidade estudantil modelo para projetos semelhantes.
Comprometimento: comprometer-se com a entidade e atividades realizadas por ela;
Iniciativa: ter iniciativa de expressar sua opinião e aplicar novas ideias que possam contribuir para atingir nossa missão, bem como não fugir de suas responsabilidades;
Trabalho em Equipe: compreender que a EPEQ trabalha em grupo, aceitar opiniões divergentes e respeitar as decisões da equipe;
Aprimoramento: buscar melhora contínua levando em consideração críticas e feedbacks.
A Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR foi criada pelo aluno de graduação Éverton Simões Van-Dal e pelo professor Alberto Tadeu Martins Cardoso em março de 2012.
Dinâmica da EPEQ
Um tema técnico importante e em falta na graduação é escolhido pelos membros da Escola Piloto para ser estudado durante o semestre. Um livro base e alguns artigos são escolhidos para serem utilizados durante o semestre, de modo a orientar o avanço dos estudos.
Semanalmente, 2 membros da EPEQ ministram 1 hora de aula para os outros membros. Além disso, os ministrantes também preparam uma apostila relativa ao conteúdo que abordaram. Na semana seguinte, outros 2 membros da EPEQ ministram 1 hora de aula e preparam uma apostila relativa a esta aula. Supondo que a Escola conte com 15 membros e que haja 15 aulas durante o semestre, cada membro será responsável por ministrar 2 aulas apenas, de 30 minutos cada.
Desta maneira, a participação na Escola Piloto não acarretará num consumo grande de carga horária semanal dos participantes e lhes proporcionará o conhecimento de um tema técnico importante. No final do semestre, um curso de aproximadamente 15 horas e sua respectiva apostila estarão prontos, e os membros da EPEQ preparados para ministrarem o curso no semestre seguinte aos outros alunos do curso de graduação.
Habilidades desenvolvidas pelos integrantes da EPEQ
- Aprendizado de conteúdos técnicos importantes para a formação do engenheiro químico ainda não presentes na grade curricular da UFPR.
- Didática.
- Habilidade de falar em público.
- Organização de ideias para criação de material didático.
Flyer da EPEQ