domingo, 24 de agosto de 2014

E se você se deparar com a análise de riscos no seu estágio?

Na semana passada, explicamos um pouco sobre o que é uma Análise de Riscos e a sua crescente importância (confira aqui). Para confirmar o valor desse estudo, hoje apresentaremos a opinião de alguém que já teve um contato maior com o tema.

O engenheiro químico Carlos Henrique de Mattos, recém-formado pela UFPR, se deparou com uma análise de riscos no seu estágio e enfrentou algumas dificuldades. Ele nos forneceu informações sobre essa experiência, que estão expostas a seguir.

1) Onde você teve contato com uma análise de riscos?
Na empresa em que fiz estágio, Novozymes Latin America.

2) A empresa já tinha feito essa análise? Teve algum motivo especial para realizarem-na?
Sim, já tinha. Mas eles precisavam "refazer", pois viram que na análise de risco que eles fizeram algumas coisas ficaram de fora. Mas demorou anos para eles perceberem isso. Perceberam porque teve um acidente fatal numa outra filial.

3) Quais foram as maiores dificuldades encontradas? 
A falta de conhecimento do assunto. Comecei fazendo sem utilizar ferramentas de análise de risco e sem conhecimento das NR (Normas Regulamentadoras) e das BPF (Boas Práticas de Fabricação). A experiência das pessoas envolvidas me ajudou, pois meu trabalho de campo precisava de certo conhecimento prático. Mas nenhum deles conhecia métodos sistemáticos de análise de risco. Acabei estudando um pouco e utilizei mais o método HAZOP para ajudar a avaliar os riscos, mas eles tinham mais experiência prática de processo. A maior dificuldade foi que a planta cresceu e muitas coisas não poderiam ser mudadas sem um investimento alto, como por exemplo, movimentação de equipamentos.

4) Você chegou a presenciar o fim dessa análise? Foram obtidos os resultados esperados?
Sim. Foram priorizados os riscos mais altos, que pudessem afetar o maior número de pessoas, e foram feitos investimentos.

5) Qual é a importância de estudar esse tema?
A importância principal, eu acho, é a "não perda de tempo" na hora de avaliar os perigos inerentes de uma indústria. Muitas vezes tinham reuniões do comitê que achei desnecessárias, podendo-se focar nas coisas mais importantes e urgentes tendo conhecimento das ferramentas adequadas.

Pudemos confirmar, a partir dessa entrevista, que a análise de riscos de uma empresa possui uma grande importância. Isso porque ajuda a prevenir diversos problemas operacionais e/ou acidentes, ou, em outros casos, a descobrir a origem de problemas que já ocorreram e remediá-los. Isso ocorre a partir de métodos de análise, como o método HAZOP, citado acima.

Mais informações sobre o assunto serão divulgadas nas próximas semanas, assim como sobre o curso de Análise de Riscos preparado pela EPEQ. Fique de olho no nosso site e, em breve, venha estudar conosco esse tema de grande importância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário